A base fundamental desta aplicação é a formação de uma corrente de fluidos que, partindo do operador, veiculados pelas suas mãos ou pela boca ( no caso do sopro) transmite-se ao corpo doente.
Normalmente o operador estabelece um circuito com as duas mãos, a direita representando o polo positivo e a esquerda o negativo. Nas mulheres a polaridade é variavel.
A regra fundamental, para os órgãos internos (vegetativos), é aplicar a mão esquerda no plexo solar (boca do estômago), enquanto a direita se coloca sobre a parte doente, fechando o cicuito. Nos casos em que é necessário pôr em movimento o fluido vital dos centros nervosos do sistema central, a mão esquerda se fixa no centro de força regional, enquanto a mão direita desliza ao longo da coluna vertebral ou dos membros superiores ou inferiores, levando para esses pontos a corrente de força. Quando se deseja transfundir no organismo do doente energias exteriores, no caso de fraqueza, exaustão, anemias, etc., atua-se sobre os centros de força a começar pelo de base, para reativar todos os processos vitais.
A ação das mãos do operador não só veicula o fluido animal proprio deste, como também movimenta o fluido do corpo doente e, ainda, as energias exteriores recebidas através dos centros de força.
REGRAS GERAIS
a) Os passes longitudinais movimentam os fluidos, os transversais os dispersam e os circulares e as imposições de mãos os concentram, o mesmo sucedendo com o sopro quente.
b) Os passes longitudinais, dados ao longo do corpo, de uma região ou de um membro, distribuem aí e movimentam a energia fluídica mas, quando ultrapassam as extremidades (pés e mãos), descarregam fluídos.
c) No caso, por exemplo de uma anquilose, é necessario primeiramente concentrar fluidos em grande escala e, depois, fazê-los de modo circular através da região afetada.
d) Na esfera psíquica, esses passes longitudinais produzem adormeciment, dealigamento do perispírito (sonambulismo e toda série de fenômenos, decorrentes desses estados). Os deslocamentos, por exemplo, nos médiuns que possuem essa faculdade, são facilmente provocados com esses passes.
e) Toda vez que agimos para cura de moléstia localizada em órgãos internos, a ação inicial deve ser levada ao vago simpático, com a mão esquerda sobre o plexo solar (região do estômago) e a direita no bulbo.
f) Em todos os casos, ter presente que nas curas magnéticas as mãos representam os dois polos positivo e negativo, através dos quais a corrente eletromagnética flui. Por isso a mão negativa, a esquerda, tanto pode ser posta sobre o solar como sobre o órgão doente, como base, enquanto positiva, a direita, procura movimentar os fluídos pelos plexos e nervos que comandam a região ou órgão visado.
g) Ter também presente, nos casos de imposições de mãos, que do lado direito do corpo humano é positivo e o esquerdo é negativo, o primeiro produzindo efeito excitante e o segundo sedativo.
h) Na cura magnética, muito raramente é necessário provocar o sono nos doentes.
i) Em todos os casos de aglomerações de fluídos: congestões, pletoras, inflamações, etc., devem ser usados os passes transversais, que dispersam os fluidos e depois os que foram recomendados como conplementares.
j) No campo psíquico, estes passes transversais são de "despertamento."
k) Quando se deseja proceder a um estímulo de caráter geral, seja para movimentar (longitudinais), seja para pispersar fluidos (transversais), aplicam-se passes chamados de "grande ccorrente", processo que consiste em levar a aplicação a todo o corpo, da cabeça aos pés. Eles distribuem uniformemente os fluidos em todo organismo e normalizam o fluxo das correntes vitais. É dado, ficando o operador a uns 50 ou 60 cm afastando do doente.
l) Para que os passes magnéticos produzam melhor efeito, é necessário que, previamente, o operador estabeleça laços fluídicos de simpatia, solidariedade e confiança entre si e o doente; qualquer sentimento de antipatia, temor ou desconfiança de qualquer deles, impedirá o fluxo natural e espontâneo dos fuidos entre ambos.
m) Para que os passes magnéticos produzam melhor efeito, é necessário que, previamente, o operador estabeleça laços fluídicos de simpatia, solidariedade e confiança de qualquer deles, impedirá o fluxo natural e espontâneo dos fluidos entre ambos.
n) Exemplo: Inflamação dos joelhos.
Diagnóstico primário: acumulação de fluidos no local, que requer dispersão.
Diagnóstico geral: retenção de cristais de uratos nos tecidos e articulações, cuja movimentação produz dores manifestadas pelo doente.
Tratamento: sopro quente para dilatar capilares e promover circulação mais intensa do sangue no local. Passes transversais para dispersão de fluidos. Passes longitudinais em grande corrente para regularizar a circulação geral dos fluidos no organismo.
o) Outro exemplo: Dores no estômago com náuseas, suores e inapetência.
Diagnóstico primário: falta de fluidos no órgão, que requer passes da segunda categoria citada (concentração).
Diagnóstico geral: espasmos da mucosa, por irregularidade na atividade do vago. Perturbação do sistema vegetativo em geral.
Tratamento: 1°) Passes circulares locais. 2°)Sopro quente; 3°) Ação sobre o sistema vegetativo: mão esquerda no plexo solar e mão direita descendo pela coluna vertebral, pelos gânglios do simpático até a base ou simplesmente permanecendo na origem do vago, no bulbo; 4°) Passes longitudinais de grande corrente para regularizar a movimentação do fluido em todo o organismo.
Não há regras fixas, procedimento padrão para todos os casos; o tratamento depende, em grande parte, dos conhecimentos que o operador possui de anatomia e fisiologia humanas.
Fonte: ARMOND Edgard, PASSES E RADIAÇÕES, Metodos Espíritas de Cura, Editora Aliança - SP, 20° Edição - 1982 (INCLUSO IMAGEM ABAIXO)
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APONTAMENTOS
Interessante instrumento de cura, o passe magnético. Entedemos que não há necessariamente de haver acoplamento mediúnico por meio de incorporação para realizações de passes magnéticos, as entidades podem se manifestar das mais diversas formas e incidir na realização do passe magnético, estando em total consciência.
Os Cambonos podem também utilizar desse trabalho mediúnico de passe, em auxílio da entidade incorporante.
Filhos de Pai João de Aruanda
Estudo gratuito
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