quarta-feira, 13 de setembro de 2023

REGRAS NO TERREIRO




๐—ฆ๐—ฎ๐—ฐ๐—ฒ๐—ฟ๐—ฑ๐—ผ๐˜๐—ฒ ๐—ฝ๐—ผ๐—ฑ๐—ฒ ๐˜€๐—ฒ ๐—ผ๐—ฝ๐—ผ๐—ฟ ๐—ฎ ๐—ฟ๐—ฒ๐—ด๐—ฟ๐—ฎ ๐—ถ๐—บ๐—ฝ๐—ผ๐˜€๐˜๐—ฎ ๐—ฝ๐—ฒ๐—น๐—ฎ ๐—ฒ๐—ป๐˜๐—ถ๐—ฑ๐—ฎ๐—ฑ๐—ฒ?


Dentro da mรกxima dita por muitos que estรฃo em uma corrente "pelo amor ou pela dor", duas situaรงรตes se estabelecem para a decisรฃo de uma pessoa procurar um terreiro para participar efetivamente de uma corrente. A primeira รฉ inerente ao ser humano (mediunidade), a segunda, sรฃo as relaรงรตes sociais (as regras de convรญvio, tradiรงรฃo e cultura). O mais difรญcil รฉ o Sacerdote saber ponderar ou achar o meio termo dentro desse contexto, ร s vezes ele mesmo nรฃo consegue organizar essa junรงรฃo em si mesmo, gerando muitas vezes as aberraรงรตes sacerdotais por aรญ, e os filhos do terreiros com sรฉrios problemas em todas as รกreas. 


Como o sacerdรณcio รฉ do espรญrito para a carne, e nรฃo o contrรกrio, a experimentaรงรฃo mediรบnica vai edificando e consolidando os terreiros. A ponto de ser notรณrio perante a sociedade ou grupo social, que ali realmente consegue desenvolver mรฉdiuns, trazer resultados para sua comunidade/sociedade e se firmar em suas regras prรณprias. 


Dirigir uma casa as vezes exigem manobras arriscadas pra se manter longe de acidentes, ou para pegar um caminho melhor. Atรฉ aquele que expressa sua mediunidade sozinho precisa de alguma normatizaรงรฃo, mesmo que seja verbal ou mentalizada, causando algumas rotinas em sua prรกtica mediunica. Imagine entรฃo, terreiros com vรกrios mรฉdiuns, cambonos e etc. Mesmo que seja por tradiรงรฃo oral, ainda sim, sรฃo regras a cumprir ou no mรญnimo respeitar. Atรฉ o que รฉ รณbvio hoje, um dia teve que passar pela experimentaรงรฃo, enfim, se tornando uma norma.


Por essas questรตes que muitos falam em codificaรงรฃo da Umbanda. Uma unificaรงรฃo de entendimentos similares, universais, facilitando a expressรฃo da Religiรฃo. Mas, nรฃo acredito que consigamos chegar.


A verdade faz parte de uma base complexa e de estrutura ainda pior. Ao mesmo tempo que dificulta o entendimento, reafirma como expressรฃo espiritual quando as orientaรงรตes espirituais sรฃo respeitadas.


Nessa esteira,  por vezes os aforamentos das entidades extravasam o plano social do terreiro, extrapolando os entendimentos e a limitaรงรฃo de determinado grupo, entรฃo, a missรฃo Sacerdotal adentra tambรฉm nesse quesito, o de fiscalizaรงรฃo, e muitas vezes com entendimentos contrรกrios atรฉ das prรณprias entidades que podem estar em maior ou menor grau de evoluรงรฃo, mas, a finalidade รฉ manter o convรญvio no mรญnimo aceitรกvel das relaรงรตes sociais.


Sendo certo que estamos encarnados vivendo nossos anos de matรฉria integralmente, por forรงa mediรบnica e as vezes por pura curiosidade apenas, nรฃo deixamos de nos aventurar no plano espiritual das mais diversas formas, inclusive por meio da Umbanda. Portanto, acabamos por priorizar essas relaรงรตes sociais em detrimento de alguns aforamentos espirituais. Ainda nos parece ser o mais correto a se fazer, pois temos as leis dos homens a cumprir, dentro da moral e รฉtica.


O principal fundamento e lei da Umbanda รฉ a caridade, ou seja, fazer o bem sem ver a quem. Outros mandamentos sรฃo: humildade, fraternidade, amor ao prรณximo e o desenvolvimento espiritual e pessoal. Lei que nรฃo foge das mรกximas de Jesus.


Lembremos o que Jesus respondeu a Pilatos em Joรฃo 18:36-38:


— ๐˜– ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜™๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฏรฃ๐˜ฐ รฉ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ. ๐˜š๐˜ฆ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜™๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฐ, ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ข๐˜ณ๐˜ช๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฎ๐˜ช๐˜ฎ, ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜ฏรฃ๐˜ฐ ๐˜ง๐˜ฐ๐˜ด๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด. ๐˜”๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜จ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ถ ๐˜™๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฏรฃ๐˜ฐ รฉ ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ช.


E ainda, Ele disse certa vez em Mateus 5,17-19:


“๐˜•รฃ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ท๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ช๐˜ณ ๐˜ข ๐˜“๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฆ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜—๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ต๐˜ข๐˜ด. ๐˜•รฃ๐˜ฐ ๐˜ท๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฐ๐˜ญ๐˜ช๐˜ณ, ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ณ. –[...] ๐˜˜๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ข ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ดรณ ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ซ๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ฎ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด, ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณรก ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜™๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜Šรฉ๐˜ถ๐˜ด. ๐˜—๐˜ฐ๐˜ณรฉ๐˜ฎ, ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ข๐˜ต๐˜ช๐˜ค๐˜ข๐˜ณ ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜ณ ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณรก ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜™๐˜ฆ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜Šรฉ๐˜ถ๐˜ด”


Assim, a priorizaรงรฃo das regras e Leis do terreiro รฉ coerente com o maior mรฉdium que existiu, Jesus. Que nรฃo veio ao mundo para abolir a normatizaรงรฃo existente, mas para cumprir a sua Lei Divina, anterior a Lei dos homens. Isso ocorre nos terreiros, quando por exemplo  uma Entidade de Luz dรก uma orientaรงรฃo, mas o Sacerdote dรก outra e atรฉ impรตe sobre a ordem ou orientaรงรฃo espiritual. Desde que esteja dentro de uma razoabilidade mandamental, ou, pra facilitar o entendimento, dentro da Lei natural ou divina mencionado por Allan Kardec, nรฃo hรก problemas, vejamos:


"๐˜ˆ ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ข๐˜ญ ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ข๐˜ฏ๐˜จ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜ด ๐˜ค๐˜ช๐˜ณ๐˜ค๐˜ถ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ตรข๐˜ฏ๐˜ค๐˜ช๐˜ข๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ท๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข, ๐˜ฆ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ข 

๐˜ฎรก๐˜น๐˜ช๐˜ฎ๐˜ข รฉ ๐˜ข๐˜ฑ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ต๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช. ๐˜–๐˜ด ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ด ๐˜ฏ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ช๐˜ต๐˜ข๐˜ฎ ๐˜ฅ๐˜ฆ 

๐˜ณ๐˜ฆ๐˜จ๐˜ณ๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ช๐˜ด๐˜ข๐˜ด; ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ๐˜ด ๐˜จ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ข๐˜ช๐˜ด ๐˜ฆ ๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ช๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ท๐˜ข๐˜จ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ช๐˜น๐˜ข๐˜ฎ 

๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ช๐˜ต๐˜ข๐˜ด ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข๐˜ด ร 

๐˜ช๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ต๐˜ขรงรฃ๐˜ฐ.

๐˜šรฃ๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ข๐˜ด: ๐˜“๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ขรงรฃ๐˜ฐ, ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ข๐˜ญ๐˜ฉ๐˜ฐ, ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ถรงรฃ๐˜ฐ, ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ท๐˜ขรงรฃ๐˜ฐ, ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ถ๐˜ชรงรฃ๐˜ฐ, ๐˜ด๐˜ฐ๐˜ค๐˜ช๐˜ฆ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ, ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜จ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ด๐˜ฐ, ๐˜ช๐˜จ๐˜ถ๐˜ข๐˜ญ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ, ๐˜ญ๐˜ช๐˜ฃ๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ, ๐˜ฆ, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ง๐˜ช๐˜ฎ, ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ซ๐˜ถ๐˜ด๐˜ต๐˜ชรง๐˜ข, ๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฆ ๐˜ค๐˜ข๐˜ณ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ."

KARDEC, Allan. O livro dos espรญritos. Questรตes 647 e 648.


E ainda, a Lei Divina segundo as questรตes de O livro dos espรญritos: 


"๐˜Œ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฏ๐˜ข ๐˜ฆ ๐˜ช๐˜ฎ๐˜ถ๐˜ตรก๐˜ท๐˜ฆ๐˜ญ ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณรณ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฐ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด." (๐˜˜๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ตรฃ๐˜ฐ 615)

"๐˜ˆ รบ๐˜ฏ๐˜ช๐˜ค๐˜ข ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ณ๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ข๐˜ณ๐˜ข ๐˜ข ๐˜ง๐˜ฆ๐˜ญ๐˜ช๐˜ค๐˜ช๐˜ฅ๐˜ข๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฉ๐˜ฐ๐˜ฎ๐˜ฆ๐˜ฎ."

(๐˜˜๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ตรฃ๐˜ฐ 614)

"๐˜›๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜ด ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ข ๐˜ฏ๐˜ข๐˜ต๐˜ถ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ป๐˜ข ๐˜ดรฃ๐˜ฐ ๐˜ญ๐˜ฆ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ท๐˜ช๐˜ฏ๐˜ข๐˜ด, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜‹๐˜ฆ๐˜ถ๐˜ด รฉ ๐˜ค๐˜ข๐˜ถ๐˜ด๐˜ข ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ช๐˜ฎรก๐˜ณ๐˜ช๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ข๐˜ด ๐˜ข๐˜ด ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ช๐˜ด๐˜ข๐˜ด."  (๐˜˜๐˜ถ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ตรฃ๐˜ฐ 1 ๐˜ฆ 617).

Pode-se fazer um comparativo ao Dharma, de origem no Hinduรญsmo e filosofia oriental, sendo que a aplicaรงรฃo da Lei Cรณsmica ou aquilo que o "Divino e Sagrado" se espera em nossas vidas รฉ a Lei do "Reino de Jesus" traรงado no evangelho, quando mencio que o "meu reino nรฃo รฉ deste mundo". Ainda sim, sem revogar a "Lei dos homens" menciona que haverรก consequรชncias "serรก consirado o menor" no Reino dos Cรฉus. 

E mesmo que esteja fora desta realidade,  a consciรชncia individual e coletiva, com o uso da vaidade e supressรฃo dos mandamentos ou Leis divinas/espirituais aproveitando-se do mal uso mediรบnico e Sacerdotal, que lamentavelmente traz consequรชncias pra todos, em qualquer plano espiritual. Portanto, as leis desse mundo ou dos homens, ou em escala menor,  do terreiro, devem ser seguidas e respeitadas, pois se trata de verdadeira expiaรงรฃo para cada vida encarnatoria abrangida pela nรฃo revogaรงรฃo das leis dos homens pelo divino e sagrado. 

Atualizaรงรฃo 13/10/2023

๐”ผ๐•ค๐•ฅ๐•ฆ๐••๐•  ๐”พ๐•ฃ๐•’๐•ฅ๐•ฆ๐•š๐•ฅ๐•  | ๐”ผ๐•ค๐•ฅ๐•ฆ๐••๐• ๐•ค ๐”ฝรฉ ๐•– ๐”ธ๐•ž๐• ๐•ฃ | ๐”ฝ๐•š๐•๐•™๐• ๐•ค ๐••๐•– โ„™๐•’๐•š ๐•๐• รฃ๐•  ๐••๐•– ๐”ธ๐•ฃ๐•ฆ๐•’๐•Ÿ๐••๐•’

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